PROJETO
DIÁRIO EU VOU ESCREVER.
Dados
da Aula
O
que o aluno poderá aprender com esta aula
- Identificar o diário como gênero da ordem do relatar, pertencente ao domínio social da memorização e documentação das experiências humanas, situando-as no tempo;
- Identificar as características estruturais e funcionais do gênero diário;
- Produzir uma página de diário, levando em conta as características do gênero e as condições de produção.
Duração
das atividades
01aulas
semanal de 50 minutos cada
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Estrutura básica da narrativa.
Estratégias
e recursos da aula
- Confeccionar o caderno decorando a capa e as páginas.
O
tema a ser tratado nessa aula é o
diário - um dos gêneros da literatura autobiográfica no qual
são registrados acontecimentos cotidianos a partir de uma visão
pessoal possui, por esse motivo, um caráter intimista e confidente.
Esse gênero pertence à ordem do relatar – agrupamento que
comporta os gêneros pertencentes ao domínio social da memorização
e documentação das experiências humanas, situando-as no tempo.
Atividade
1. Como
ponto de partida, para ativar o conhecimento prévio dos alunos a
respeito do gênero diário, o professor deverá perguntar a eles:
a.
O que é um diário pessoal?
b.
Quem tem hábito de registrar as experiências do cotidiano em um
diário?
c.
Quem já teve um diário?
d.
Escrever um diário está “fora de moda”? Por quê?
e.
Pode-se dizer que um blog é um versão moderna do diário? Por
quê?
f.
Quem tem o costume de acessar blogs ou possui um? Para
que servem os blogs? Comente.
2. Ao
final da conversa com os alunos, o professor deverá concluir
juntamente com eles que, atualmente, o
diário é um instrumento de produção de cultura no mundo todo,
usado como registro dos acontecimentos do dia-a-dia. Dependendo de
sua função, o diário pode ser usado como algo público ou privado,
comunitário ou pessoal; e de maneira geral é escrito em
primeira pessoa.
3.
Para apresentar aos alunos as características estruturais e
funcionais do gênero diário, o professor
desenvolveu um piquenique com quitutes e brincadeiras, estimulando
uma aula prazerosa. No final desta atividade o professor fez um
registro coletivo do piquenique na oralidade e registro no papel
pardo. Finalizando os alunos registraram a aventura na primeira
página do diário individual.
Avaliação
Os
alunos serão avaliados coletivamente durante a realização das
atividades de interpretação e análise das páginas do “Diário,
individualmente, por meio da produção de uma página de diário
ficcional que deverá ser analisada pelo professor”.
Hora da festa!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário