quarta-feira, 5 de junho de 2013

PROJETO DIÁRIO EU VOU ESCREVER.

-->
PROJETO DIÁRIO EU VOU ESCREVER.
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o diário como gênero da ordem do relatar, pertencente ao domínio social da memorização e documentação das experiências humanas, situando-as no tempo;
  • Identificar as características estruturais e funcionais  do  gênero diário;
  • Produzir uma página de diário, levando em conta as características do gênero e as condições de produção.
Duração das atividades
01aulas semanal de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estrutura básica da narrativa.
Estratégias e recursos da aula
  • Confeccionar o caderno decorando a capa e as páginas.
O tema a ser tratado nessa aula é o diário - um dos gêneros da literatura autobiográfica no qual são registrados acontecimentos cotidianos a partir de uma visão pessoal possui, por esse motivo, um caráter intimista e confidente. Esse gênero pertence à ordem do relatar – agrupamento que comporta os gêneros pertencentes ao domínio social da memorização e documentação das experiências humanas, situando-as no tempo.
Atividade
1. Como ponto de partida, para ativar o conhecimento prévio dos alunos a respeito do gênero diário, o professor deverá perguntar a eles:
a. O que é um diário pessoal?
b. Quem tem hábito de registrar as experiências do cotidiano em um diário?
c. Quem já teve um diário?
d. Escrever  um diário está “fora de moda”? Por quê?
e. Pode-se dizer que um blog é um versão moderna  do diário? Por quê?
f. Quem  tem o costume de acessar blogs ou possui um?  Para que servem os blogs? Comente.
2.  Ao final da conversa com os alunos, o professor deverá concluir juntamente com eles que, atualmente, o diário é um instrumento de produção de cultura no mundo todo, usado como registro dos acontecimentos do dia-a-dia. Dependendo de sua função, o diário pode ser usado como algo público ou privado, comunitário ou pessoal; e de maneira geral  é escrito em primeira pessoa.
3. Para apresentar aos alunos as características estruturais e funcionais  do  gênero diário, o professor desenvolveu um piquenique com quitutes e brincadeiras, estimulando uma aula prazerosa. No final desta atividade o professor fez um registro coletivo do piquenique na oralidade e registro no papel pardo. Finalizando os alunos registraram a aventura na primeira página do diário individual.


Avaliação
Os alunos serão avaliados coletivamente durante a realização das atividades de interpretação e análise das páginas do “Diário, individualmente, por meio da produção de uma página de diário ficcional que deverá ser analisada pelo professor”. 














Hora da festa!!!




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário