sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Aula na STE 2014!!!!

Aula de Geografia

Professora: Renata Trevizan

Site: sogeografia-jogos

página: batalha Naval







site:www.sogeografia.com.br

 

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Projeto Isa Folia !!!!!!!!!!!




ESCOLA MUNICIPAL IRACY DA SILVA ALMEIDA



Projeto Isa Folia
Realização: Comunidade da Escola Isa
Criação: Professor Lucas Lopes


PÚBLICO ALVO:
Comunidade escolar
 
DURAÇÃO: 21/02/2014 ou 28/02/2014
Atividade Pontual: Grito de Carnaval - Início: 9:30 h (Período da Manhã) e 15:30h (período da tarde)

JUSTIFICATIVA:
Os alunos ,desde pequenos, aprendem muito sobre o carnaval. Trabalhar o tema "O Carnaval na Escola", vai de encontro aos interesses dos alunos respeitando suas necessidades, curiosidades e ideias. A intensão maior é o trabalho em equipe, para conhecer a fundo essa magia que dura 1 semana todinha do ano, e algumas cidades até meses. A comemoração do Carnaval tem um significado todo especial em nosso país é uma das festas mais esperadas por grande parte das pessoas, por sua tradição, cor, ritmo e magia

OBJETIVOS:
•     Interessar-se e despertar curiosidade pelas Folias de Carnaval;
•     Resgatar culturas e tradições esquecidas para os mais velhos e desconhecidas para os mais novos;
•    Comparar o comportamento dos foliões do carnaval do passado e do presente.
Reconhecer o Carnaval como uma manifestação cultural brasileira, sua origem e suas características;
Identificar Ritmos do Carnaval;
Cantar e dançar marchinhas carnavalescas e outros ritmos.
Produzir trabalhos de artes como pintura, desenho, recorte e colagem;
Despertar no aluno o interesse em relação às folias carnavalescas resgatando as tradições
Objetivo geral:
Através deste projeto, levar a criança a:
* Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, imaginando soluções para compreende-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•     Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
•     Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
•     Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
•     Conscientizar o aluno no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
•     Desenvolver o gosto pela leitura;
•     Trabalhar o raciocínio e a memória;
•     Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
•     Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
•     Estimular o ritmo;
•     Despertar e educar a atenção e a observação;
•     Proporcionar liberdade de auto-expressão;
•     Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador;


RECURSOS:
CDS com músicas carnavalescas;
Pesquisas na Internet; (Origem do carnaval);
Jornais e revistas coloridas;
Garrafas Pet;
Eva
Confete, fantasias 
  • . Sala de Tecnologia Educacional



DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:

A ideia do projeto de carnaval será levada à direção e aos professores ,e ideia inicial é ouvir todas ideias e que se tudo se encaixar ela passara ser aceita por todos sem restrições. Começamos então, a por em prática a través de planejamento, o que cada turma ira apresentar no dia marcado para o nosso Baile de Carnaval. Começaremos as atividades, apresentando o carnaval às turmas sob forma de pesquisa, trabalhos em grupos na confecção de materiais usados nas folias de carnaval. As marchinhas carnavalescas serão selecionadas e distribuídas nas turmas para serem trabalhadas como atividades em sala de aula, cantadas e na construção de livros e cartazes para exposição.
Organizaremos vários Blocos carnavalescos, de acordo com a música ensaiada na sala de aula, para concluir o nosso trabalho.
O projeto “O carnaval na Escola”, pode ser desenvolvido através de pesquisa da sua história.
Para tornar a história do carnaval do Brasil interessante levar para a sala de aula reportagens e fotos sobre o assunto. Observando o interesse dos alunos pode-se propor para o grupo uma pesquisa como tarefa de casa.
O material que os alunos trouxerem poderá ser apresentado nos murais informativos da escola. Todos deverão ter a oportunidade de mostrar sua pesquisa para o grupo e falar sobre ela.
Poderá ser confeccionada fantasias para um desfile, onde será premiado a melhor fantasia. É preciso realizar momentos divertidos com muita música e dança, por isso reserva um dia para a realização da festa no pátio da escola.
A escola será decorada pelos próprios foliões, nas aulas de artes ou até mesmo em outras disciplinas.
Trabalhar junto a junto, com todos os professores, pedir para que os professores do 1° ao 5° ano faça os convites convidando a escola, e as autoridades.


AVALIAÇÃO:

A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.
Conclusão:
Durante a realização deste projeto é importante observar e perceber o interesse das crianças em aprender e participar das atividades propostas com atenção, criatividade, responsabilidade e muito dinamismo.

BY: LUCAS LOPES





RIBAS DO RIO PARDO – MS
2014